Sábado, 12 de Julho de 2008

CAÇA EM PENAMACOR GERA POLÉMICA (Bombeiros sofrem despesas no auxilio aos outros)


  A caça em Penamacor continua a dar que falar, depois do artigo saído no jornal Reconquista da edição do dia 10 de Julho de 2008, o assunto já não é novo pois já por diversas vezes veio nos órgãos de comunicação social da Região e já chegou á barra do tribunal.

O artigo de opinião do Sr. António Manuel Firme Reino que o Revoltas transcreve na integra:

 

SECÇÃO: Opinião

Penamacor

Associação de Caçadores com dirigentes “Ditadores”?

No passado dia 14 de Junho 2008, reuniu a Assembleia Geral da Associação de Caçadores do concelho de Penamacor para aprovação de contas e eleição dos novos corpos gerentes e admissão de sócios. Nesta Assembleia tudo aconteceu desde as contas sem a aprovação do Conselho Fiscal onde nem sequer se encontrava o presidente da mesma.

Na eleição dos novos corpos gerentes nem houve votação, apenas se teve conhecimento que se tinha mudado um nome porque o outro elemento se tinha demitido de sócio. No que se refere à admissão de sócios, havendo um pedido com carta escrita para a entrada de um filho, dirigida ao presidente da direcção e presidente da assembleia, de um sócio fundador desta associação e sócio n.º 2; carta esta escrita há dois anos e assunto já discutido na anterior Assembleia de 9 de Junho 2007 onde o sr. presidente da assembleia afirmou que no caso da desistência de algum sócio ou na admissão de sócios seria o primeiro a entrar.

Mas, visto que, alguém nesta Assembleia me acusou de crimes que não cometi e teve de se apresentar em Tribunal para pedir desculpa de tudo o que me tinha dito nessa Assembleia…

A reprovação e talvez “vingança” de ter levado o tal sócio e dirigente a tribunal veio de toda a direcção, pois uma reserva que tem 1.100ha de terreno e que, obrigatoriamente teria de ter um sócio por cada 30ha: só somos 16 sócios e 13 pertencem aos corpos gerentes. No dia desta assembleia a direcção apresentou uma lista com 12 sócios em que constava o nome do meu filho, nós só podíamos votar em 6 para fazerem parte desta associação. Eu, já com medo de represálias bem tentei para que isto não acontecesse, mas nada pude fazer contra estes senhores dirigentes ditadores e pessoas que não sei se são humanas, porque estávamos presentes 10 sócios e apenas dois não eram dos corpos gerentes, tantos votos como os que o meu filho teve. Os sócios que entraram, todos famílias e amigos desses ditadores, que apenas se inscreveram para entrar sem carta nem pedido prévio; mas não admira nesta associação outros casos caricatos aconteceram com estes elementos desta direcção; desde matar patos nos levedouros das rolas que se dirigiam para uma barragem, sendo a abertura dessa caça uma semana depois, havendo também dois sócios que, com conhecimento dos outros elementos da direcção matam tordos sem regra nem piedade, chegando até aos 100 tordos quando o limite e regra é a lei geral da caça. Mas também há um outro dirigente da Associação que, numa segunda-feira a seguir a um dia de caça, resolve dirigir-se à reserva a fim de abrandar maneira de assassinar ou mutilar os coelhos que se lhe tinham escapado no dia anterior e querendo estar preparado no próximo dia de caça, agarrou na sua carrinha com andaimes que se usam na construção civil afim de os montar no mato para melhor avistar a presa ou com medo que esta lhe mordesse ao fim de ferida (estamos a falar de coelhos!!!)… Mas deu para o torto porque ficou atolado na lama, telefonando de seguida aos Bombeiros que foram em seu auxílio e que também ficaram atolados.

Foi necessário recorrer a máquinas a fim de tirar todos os carros, isto passadas 15 horas, mas os prejuízos já eram por mais evidentes, pois houve paráchoques, cabos, guinchos e alguns faróis que desapareceram. Um prejuízo que depois vim a saber, ascendia os 700 contos (3.500 euros); Só gostava de saber quem pagou este prejuízo e também gostava de saber se os Bombeiros de Penamacor sabiam que auxílio iam prestar, pois pessoas destas não são caçadores, nem pessoas com bom senso; mas que se virem para a sua família e que deixem as famílias caçar uns com os outros, nomeadamente, e neste caso Pai com filho, com a finalidade de preservar os valores da sociedade, como sendo a vivência saudável em família de forma a combater a exclusão social e familiar.

De alertar as autoridades competentes, através desta breve notícia porque muito mais haveria para dizer, para que tomem as devidas providências, com a finalidade de preservar as zonas de caça e também averiguar a certificação e o bom funcionamento da referida associação – Associação de Caçadores concelho Penamacor – Processo n.º 2681.

Peço também aos proprietários dos terrenos da reserva desta Associação que daqui a 3 anos pensem melhor no que vão assinar dos seus terrenos a estes dirigentes.

 

Penamacor, 15 de Junho de 2008

(António Manuel Firme Reino, sócio n.º 2, ACCP)


O revoltas deixa o link á disposição:www.reconquista.pt/noticia.asp


O Revoltas nada têm contra a Assossiação de caça utilizando apenas o artigo para lembrar as despesas que as Associações de Bombeiros têm ao prestar  auxilio aos outros por serviços em que não cobram qualquer centimo, fica o desafio á Federação de Bombeiros do Distrito de Castelo Branco para que seja criada uma tabela de preços para todas as Associações do Distrito pois já existem Associações no Distrito a levarem dinheiro por esses serviços cobrando ao quilometro, o nº de homens e mais a taxa do serviço que vão efectuar (taxa essa defenida pelas proprias Associações logo cada Associação cada preço).

Os Bombeiros vão de voluntario auxiliar tanto na limpeza das vias, como no desemtupimento de canos, desempanagem de viaturas, sinalização de estradas e só geram alguma receita com os serviços de ambulância o que nos tempos de hoje é ridiculo, pois ao preço que estão os combustiveis temos de juntar o desgaste do material e das viaturas os socios têm de estar preocupados e zelarem pelo Bem Estar das Associações.

As Associações ao cobrarem por todos os serviços que efectuam vão gerar receitas que podem ser aproveitadas para a aquisição de novos materias e mais formaçao para os seus Bombeiros logo vai ser benefico para todos.

As Associações podem e devem ter o cuidado e a sabedoria de fazer o devido desconto aos sócios da Associação, não cobrando estes serviços aos próprios Bombeiros pois são eles que dão o corpo ao manifesto mas á população em geral se querem auxilio paguem esse auxilio pois se chamarem o electrecista ou o canalizador também pagam porque é que aos Bombeiros têm de ser diferente?????

 

Em qualquer sitio se cobra por serviços prestados as Associações de Bombeiros não podem ser diferentes têm que cobrar pelos serviços que prestam para evitarem ter de cair no ridiculo de andarem na estrada a fazer peditórios para reporem o material degredindo a sua própria imagem e passando uma imagem de "coitadinhos".

É de salientar que as Associações o pouco apoio que têm é na epoca de verão para o combate aos Incêndios passado esse tempo  estão praticamente dotadas  ao abandono por sua conta e risco mas os populares cada vez exigem mais brevidade tanto no socorro como no auxilio de tudo o que lhes parece que os Bombeiros podem fazer  se querem auxilio paguem pois quando se encomenda um serviço em qualquer lado também temos sempre em atenção o preço que nos vai ficar no final.

 

É que por mais irrisorio que pareça muitas das vezes nem um obrigado se diz aos Bombeiros que estão ali de graça é como se fosse uma obrigação os Bombeiros terem que estar presentes E DE GRAÇA.

QUEM PAGA AS DESPESAS DOS BOMBEIROS

sinto-me: STOP A DESPESAS COM OS OUTROS
música: Radio Comercial
publicado por Cruz às 15:52
link do post | comentar | favorito
|

.pesquisar

 

.Janeiro 2014

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.posts recentes

. Penamacor identifica os s...

. Serviços Públicos em Pena...

. Para conhecimento público...

. Ocupa-te..........Penamac...

. Vamos opinar..........e q...

. Penamacor segue pelo rumo...

. Autarquias que integram o...

. Petição Centro Saúde Pena...

. "Perigo" Pede-se prudênci...

. "Artista" Pedro Domingues...

.mais sobre mim

.links

.Visitantes do Revoltas

já visitaram

.tags

. todas as tags

.radio comercial

blogs SAPO

.subscrever feeds